mercado de trabalho para fisioterapia

Mercado de Trabalho Para Fisioterapia – Descubra Oportunidades

Por se tratar de uma profissão da área da saúde, o mercado de trabalho para o fisioterapeuta pode ser bem amplo.

Ou seja, haverá diversos campos de atuação diferentes para o profissional formado em fisioterapia.

Entretanto, sabemos que tudo partirá de um ponto inicial: proporcionar a qualidade de vida às pessoas.

Sendo assim, se você está pensando em seguir carreira nesta profissão, é porque certamente já sabe o que faz um fisioterapeuta.

E, a partir deste conhecimento, é importante considerar outros pontos que articulam diretamente com a escolha de uma profissão.

Dentre eles, temos questões acerca do salário (descubra quanto ganha um fisioterapeuta), formação (descubra quais são as melhores faculdades de fisioterapia), além, claro, das áreas de atuação.

Por estes motivos é tão importante pesquisar e procurar entender o dia a dia da profissão.

E, obviamente, conhecer o mercado de trabalho para o ramo é essencial para compreender se haverá espaço para você.

Porém, outro ponto importante que você deve ter em mente é o desejo pela profissão. O que queremos dizer é que você precisa se conhecer e perceber se está será – ou não – uma boa formação para você.

A partir destas reflexões será possível decidir o seu futuro de uma maneira mais assertiva.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o mercado de trabalho para o fisioterapeuta.

 

Mercado de trabalho para fisioterapia: há ou não há espaço?

Você deve estar, a essa altura, se questionando se haverá ou não espaço para sua atuação como fisioterapeuta no mercado de trabalho.

Atualmente, no Brasil, temos cerca de 141.000 profissionais ativos na área da fisioterapia.

Os pré requisitos são básicos: a formação superior e o cadastro ativo no Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

Por apresentar uma grande diversidade de áreas de atuação, o mercado dependerá da especialização escolhida. Dentre elas, temos: ortopedia, UTI, neurologia, reabilitação, consultório particular, etc.

Entretanto, você encontrará um amplo espaço no mercado de trabalho desde que, obviamente, busque especializações e aperfeiçoamentos pós formação.

Afinal, anualmente milhares de fisioterapeutas formam-se e colam grau. A diferença para uma boa vaga garantida – que sempre será muito disputada – dependerá exclusivamente da sua dedicação.

Não espere que a oportunidade caia dos céus. Vá em busca de estágio, cursos, aperfeiçoamento, contatos, etc.

Você poderá, no entanto, encontrar espaço nas seguintes instituições:

  • Hospitais;
  • Ambulatórios;
  • Clínicas particulares;
  • Consultórios de diversos segmentos: cardiológicos; neurológicos; de pneumologia; consultor de bem estar; dermatológico; estético; gestantes;
  • Em empresas, a partir da fisioterapia do trabalho. Com o intuito de evitar/ tratar o LER (Lesão por Esforço Repetitivo), por exemplo;
  • Em centros esportivos;
  • Home care: na manutenção da saúde de pacientes acamados, com visitas domiciliares.

Sendo assim, espaço não faltará para o profissional da fisioterapia. Apenas o que já havíamos dito deve ser considerado fielmente: o mercado de trabalho exigirá diferenciais.

 

A fisioterapia como uma ótima opção de mercado

Considerando a infinidade de campos de atuação que esta profissão proporciona, é extremamente viável seguir esta carreira.

Por se tratar de uma área da saúde, a tendência será de crescimento a todo ano. Afinal, com o decorrer do desenvolvimento da sociedade, a preocupação com a saúde e o bem estar físico aumenta a cada dia.

Além disso, nossa expectativa de vida tem aumentado. Fazendo com que vivamos mais e, consequentemente, buscamos mais recursos da manutenção da qualidade de vida.

É aí que portas se abrem para o fisioterapeuta e todos os profissionais da saúde: sem eles, não podemos ir muito longe.

Invista na carreira que você almeja. Com dedicação e persistência você terá o seu espaço muito bem garantido no mercado de trabalho.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *