o que é engenharia ambiental

O Que é Engenharia Ambiental – Aprenda em Nosso Artigo

Podemos definir o que é a engenharia ambiental – ou engenharia do ambiente – como o ramo da engenharia totalmente vinculado com a sustentabilidade.

Mas, obviamente, esta área profissional não se trata só disso. Existem diversas definições, que traremos a seguir para você que quer conhecer um pouco mais sobre esta profissão.

 

Breve história da engenharia ambiental

Antes de você se adentrar no real significado e importância da engenharia ambiental, é importante contextualizar brevemente o surgimento deste ramo da engenharia.

Sendo assim, foi quando houve a primeira Conferência Mundial do Meio Ambiente que se ouviu falar pela primeira vez em engenharia ambiental, no Estocolmo, na Suécia.

Mais especificamente, no dia 05 de junho de 1972. Não é a toa que o dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado nesta data.

A preocupação pela sustentabilidade e pelos cuidados com o meio ambiente surgia desde aquela época.

Dessa maneira, durante esta conferência foram propostas algumas ideias interessantes. Dentre elas, tinha-se a sugestão de criar profissões que estivessem diretamente relacionadas com estudos, pesquisas e aplicações tecnológicas que pudessem proteger o nosso meio ambiente.

Durante essas discussões, termos como “desenvolvimento sustentável” surgiam pela primeira vez, como uma pauta importante a ser considerada.

Com o decorrer do tempo, a industrialização mundial foi aumentando e, a partir disso, bens naturais passaram a ser cada vez mais explorados.

Entretanto, como lidar com essa descarga de extração sem prejudicar o meio ambiente? Todavia, apenas em 1992 (em uma segunda Conferência Mundial do Meio Ambiente) que a preocupação tomou proporções maiores. Afinal, o mundo estava se desenvolvendo, e nada ainda havia sido feito para protegê-lo.

Dessa maneira, foi em 1992 que surgiu a primeira turma de Engenharia Ambiental, em Palmas.

A partir disso, a área de atuação foi crescendo e a procura por esses profissionais aumentando.

 

O que é engenharia ambiental

A engenharia ambiental é, no entanto, a área de atuação responsável por estudar os impactos ambientais causados pelo homem, em um contexto amplo. Considerando questões tecnológicas, ecológicas, sócias e econômicas (descubra quais são as melhores faculdades de engenharia ambiental).

Afinal, se tratando de meio ambiente essas quatro dimensões estão intimamente interligadas. Uma influencia e desencadeia impactos sobre a outra, impossibilitando a visibilidade de cada uma de forma separada.

Dessa maneira, o engenheiro químico deverá estar sempre em busca de prevenção, resolução e remediação de todo e qualquer problema ambiental desencadeado pelas quatro dimensões citadas anteriormente.

É a engenharia ambiental que proporcionará o cálculo dos danos ambientais que determinada atividade industrial – por exemplo – pode ocasionar no planeta.

A sua preocupação é ampla: o engenheiro ambiental estará diretamente ligado com questões do planeta Terra, como o clima, por exemplo.

Em síntese, a engenharia ambiental é aquele ramo da engenharia responsável por manter, de certa forma, o nosso planeta saudável. Preocupada com questões de curto, médio e longo prazo.

Impactos ambientais reduzidos ao mínimo são os desafios rotineiros de um engenheiro ambiental.

 

O que faz um engenheiro ambiental

Agora que você já conheceu o que é engenharia ambiental, eu te pergunto: esta área de atuação de atrai?

Se sua resposta for positiva, então certamente você precisa conhecer mais de perto o que faz um engenheiro ambiental.

Entretanto, já lhe digo de antemão: se temas como sustentabilidade, redução de impactos ambientais, desenvolvimento sustentável e cuidados com o meio ambiente lhe atraem, então você está no caminho certo.

Cuidar do nosso planeta requer tamanha urgência, sendo assim, mercado de trabalho não faltará para você (descubra quanto ganha um engenheiro ambiental).

Busque hoje mesmo mais informações sobre esta área e encontre o local certo para fazer sua formação.

Esta é, sem dúvida, uma área que perpetuará por muitos e muitos anos – para não dizer para sempre.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *