o que é engenharia da computação

O Que é Engenharia da Computação – Aprenda

Mesmo que pareça óbvia a resposta para o que é engenharia da computação, precisamos pensar além.

Afinal, não dá para limitar a definição desta profissão apenas como uma carreira que, obviamente, lida com computação, não é mesmo?

Se você tem interesse nessa carreira profissional, o primeiro passo é garantir o maior número de informações acerca desta área de atuação. Pois apenas assim será possível tomar uma decisão coerente e que seja vantajosa para a sua vida como um todo.

Desse modo, se você quer conhecer um pouco mais sobre o que é engenharia da computação, acompanhe o nosso artigo abaixo e tire todas as suas dúvidas.

 

O que é engenharia da computação?

A partir da engenharia da computação é feito o projeto e a construção de diversos computadores, sistemas computacionais e todos os periféricos (todos aqueles acessórios e equipamentos que são ligados à CPU, como teclado, cartão de memória, mouse, câmera, etc.).

Ou seja, a engenharia da computação é aquela área de atuação voltada ao hardware, onde o profissional se capacita a fim de compreender as placas e todos os circuitos, para assim, criar sistemas computadorizados, robôs e sistemas digitais.

Esta profissão é responsável por desenvolver também produtos que proporcionem opções pertinentes de telecomunicações. Como por exemplo, sistemas que fazem a interligação entre as redes de telefonia.

Em grandes empresas, o profissional formado em engenharia da computação terá a responsabilidade de lidar diretamente com a gerência da assistência à rede de computadores.

Além de ser o responsável por gerenciar todo o sistema computadorizado da organização empresarial.

É importante enfatizarmos ainda, o fato de que quando mencionamos que o engenheiro da computação irá trabalhar com sistema computacional não necessariamente estamos falando de computador de uso pessoal.

Porém, é claro que o mesmo é quem desenvolve os sistemas que já conhecemos, mas a profissão vai além disso.

Abaixo listamos as principais formas de atuação deste profissional, que vão além do planejamento e construção dos computadores como conhecemos:

 

Áreas de atuação do engenheiro da computação

O engenheiro da computação poderá desenvolver o seu serviço nas seguintes opções:

  • Suporte técnico: O engenheiro desta área profissional poderá trabalhar com o gerenciamento da rede de computadores, das mais diversas empresas. Além de proporcionar toda a assistência e suporte necessário para tal setor.
  • Desenvolver softwares e aplicativos: Este profissional é responsável por planejar e criar programas computadorizados que supram as necessidades dos seus clientes. Projetando e desenvolvendo sistemas operacionais específicos, sempre proporcionando inovações tecnológicas pertinentes.
  • Automação industrial: Sabe aqueles “robôs digitais” que automatizam diversos afazeres que antes eram manuais? Pois então! O engenheiro da computação, juntamente com o engenheiro de controle e automação, será responsável por desenvolver sistemas operacionais e robôs que otimizem tempo e trabalho nas grandes corporações.
  • Marketing e vendas: Por fim, você como engenheiro da computação poderá trabalhar ainda com a área de planejamento e coordenação de ações que otimizem e ampliem a comercialização dos mais diversos equipamentos de informática.

 

A engenharia da computação como ótima opção de mercado

Agora que você já sabe o que é engenharia da computação, deve estar pensando se esta é, ou não, uma opção interessante. Portanto, podemos lhe dizer que a possibilidade de mercado é ampla, o que faz desta profissão uma ótima opção.

Considerando o piso salarial, a engenharia da computação também irá suprir esta necessidade. Com amplo espaço e grande número de vagas, certamente você terá bons resultados nesta carreira profissional.

Sendo assim, se você é uma pessoa que adora tudo sobre informática e computação, além de curtir uma área mais exata, certamente irá ter um futuro promissor nesta carreira. Aposte em uma formação interessante e busque um diferencial dentro deste universo computadorizado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *