O Que é Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia?

Conhecer o que é engenharia de bioprocessos e biotecnologia é o primeiro passo para compreender esta profissão como ideal – ou não – para você. Considerando que, quando estamos planejando uma nova carreira, todas as informações acerca da profissão são imprescindíveis para uma escolha consciente.

Desse modo, preparamos o artigo de hoje para você que busca mais informações acerca deste curso para que, a partir disso possa considerar esta carreira como a sua profissão. Acompanhe o nosso guia abaixo:

 

O que é engenharia de bioprocessos e biotecnologia?

Para entendermos do que se trata este tipo de formação, é necessário compreendermos cada ponto separadamente. Dessa maneira, a biotecnologia caracteriza-se como uma ciência que utiliza microoganismos, células vegetais, células animais e enzimas (sistemas biológicos) para desenvolver novos produtos ou modificar os já existentes.

Enquanto que, a engenharia de bioprocessos nada mais é do que a ciência que tem como objetivo transformar esta biotecnologia em um Processo Industrial.

Sendo esta a ciência que fará parte do desenvolvimento humano para sempre. Afinal, ela circunda as questões voltadas para o desenvolvimento saudável, a eficiência e segurança de nossa alimentação além de trabalhar com a saúde humana de modo geral.

Dessa maneira, a engenharia de bioprocessos e biotecnologia caracteriza-se como uma área do saber diretamente interligada com a interdisciplinaridade da química, exatas e ciência biológica.

A formação nesta área de atuação possibilita aos profissionais que desenvolvam a capacidade de atuar no desenvolvimento tecnológico e também biotecnológico. Capacitando o profissional a possibilidade de desenvolver soluções tecnológicas nas áreas agropecuária, ambiental, farmácia, alimento e energias renováveis.

Proporcionando uma visão que enxergue de fato as questões que circundam o desenvolvimento humano, identificando e solucionando problemas que envolvam questões da sociedade de modo geral.

 

O que este curso engloba?

Agora que você já sabe o que é engenharia de bioprocessos e biotecnologia, deve estar se perguntando o que de fato este curso superior engloba. Abaixo listamos o conteúdo que você terá a possibilidade de se apropriar ao se engajar nesta formação, a fim de atuar nestas seguintes áreas:

  • Indústria farmacêutica: a engenharia de bioprocessos e biotecnologia está diretamente relacionada à indústria farmacêutica. Você estará habilitado para atuar com ativiriais, cosméticos, anticorpos, biofármacos, etc.
  • Indústria de alimentos: também se apropriará de questões relacionadas à indústria alimentícia, como desenvolver e produzir alimentos fermentados, por exemplo.
  • Agronegócio: você aprenderá questões que circundam o agronegócio, proporcionando a capacitação para atuar no controle de pragas, seleção genética, fertilização in vitro, etc.
  • Controle de qualidade de alimentos: você estará apto e habilitado a atuar no controle de qualidade de alimentos.
  • Indústria química: a indústria química também fará parte da sua trajetória profissional, visto que haverá a sua capacitação para lidar com questões acerca da produção de enzimas, solventes, etc.
  • Empreendedorismo e inovação: você ainda terá a possibilidade de buscar desenvolvimentos inovadores para a sociedade, seguindo um caminho de empreendedorismo.

 

A engenharia de bioprocessos e biotecnologia como uma ótima opção para você

Se você é do tipo de pessoa que gosta de lidar diretamente com o desenvolvimento de tecnologias para a sociedade como um todo, certamente irá se sentir convidado por esta formação.

Sendo assim uma ótima opção para você, ainda mais se considerarmos a questão de mercado que é ampla, abrangente e apresenta muito espaço. Pois como mencionamos, esta engenharia vem crescendo a cada dia, e a demanda por suas soluções cresce concomitantemente.

Desse modo, se você está em busca de uma carreira sólida, que apresente respaldo de espaço e possibilidades de atuação, vá em frente! Certamente esta será a profissão ideal para você.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *