o que é engenharia florestal

O Que é Engenharia Florestal – Aprenda em Nosso Artigo

Podemos definir o que é engenharia florestal como o ramo da engenharia que tem como objetivo a produção de bens provenientes de cultivos florestais, manejando áreas capazes de suprir a demanda por seus produtos.

Todavia, sua definição pode ser ainda mais aprofundada, considerando a área de atuação do engenheiro florestal, por exemplo.

Se você está interessado nesta profissão, então não deixe de conferir o guia que preparamos a seguir para que você possa aprender o que é engenharia florestal.

Descubra quanto ganha um engenheiro florestal e aprenda sobre o mercado de trabalho.

 

Breve história da engenharia florestal

Antes de nos adentrarmos a quais atribuições são pertinentes a área da engenharia florestal, é interessante compreendermos um pouco da história desta profissão.

O vasto crescimento de indústrias, com a da celulose, foram um dos fatores desencadeantes para o surgimento da engenharia florestal.

O desmatamento começava a preocupar muita gente. A vastidão de espaços “perdidos” por conta da sociedade vinha aumentando cada vez mais, e com isso evidenciou-se a falta de profissionais florestais para o exercício de atividades pertinentes.

Tarefas específicas como fiscalização, conservação, planejamento e manejo de indústrias florestais foram pautando a importância do profissional engenheiro florestal.

Foi em 1960, no entanto, por meio de um decreto do Presidente da República Juscelino Kubitscheck que criou-se a Escola Nacional de Florestas.

Inicialmente em Minas Gerais e, mais tarde, a mesma foi transferida para a Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

Inicialmente, a importância do engenheiro florestal só era vista em indústrias da celulose, carvão e madeira serrada.

Entretanto, com o passar do tempo, percebeu-se a importância deste profissional a outras demandas de nossa sociedade.

Dentre elas, temos:

  • As agências governamentais, onde o profissional trabalhará diretamente com as áreas protegidas, fiscalizando-as;
  • As agências de certificação, onde o engenheiro florestal criará meios para que os consumidores possam conhecer qual é o comportamento das indústrias florestais com relação ao meio ambiente;
  • Como consultor independente, onde o profissional da engenharia florestal projeta e coloca em prática a formação de culturas florestais em pequenas, médias e grandes propriedades. Gerando assim, ótimos benefícios para a sociedade de maneira geral.

 

O que é engenharia florestal

Sucintamente, a engenharia florestal é o ramo da engenharia responsável por estudar e incorporar ações, práticas sustentáveis e de uso racional dos recursos florestais pelas indústrias.

É esta área que irá preservar e proporcionar um manejo responsável de exploração das áreas florestais.

Dentre elas, podemos encontrar:

  • Indústria do papel e celulose: o profissional engenheiro florestal trabalhará pautando medidas sustentáveis no que está relacionado ao desmatamento feito por estas indústrias. Visando sempre o menor impacto ambiental, e, ainda, a maior escala – e mais barata – de produtividade para estes mercados;
  • Gestão ambiental: o engenheiro florestal trabalha diretamente relacionado com o cuidado e o manejo de reservas naturais;
  • Indústria madeireira: mais uma vez uma mesma missão e visão. Estabelecer meios sustentáveis, tecnológicos e ágeis para o desempenho adequado desta indústria;
  • Indústria do carvão: sempre visando o menor impacto, o maior desempenho e o menor custo para a produção industrial. Sem deixar de lado a importância do desenvolvimento sustentável.

Conheça um pouco mais sobre o dia a dia deste profissional e descubra o que faz um engenheiro florestal.

 

A importância da engenharia florestal

Visto o que é engenharia florestal, nem precisamos dizer que esta profissão é importante e emergente em nossa sociedade.

A cada dia novas indústrias surgem com o objetivo de suprir a demanda do consumo humano. Entretanto, a garantia de que as mesmas estão cumprindo o seu papel florestal é importante. Afinal, isto garantirá para um futuro “saudável” para todos nós.

Sendo assim, se você tem se interessado pela área da engenharia florestal, vá em frente! 

Não faltará espaço para você que se preocupa com nosso futuro sem esquecer do presente.

Descubra quais são as melhores faculdades de engenharia florestal.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *