o que é engenharia industrial madeireira

O Que é Engenharia Industrial Madeireira – Descubra

Saber exatamente o que é engenharia industrial madeireira é um importante passo para quem tem interesse nesta carreira profissional.

É comum que essa profissão seja confundida com engenharia florestal, pois muito se ouve falar sobre diversas engenharias, mas pouco se fala sobre as particularidades de cada uma delas.

Preparamos esse artigo a fim de garantir que você conheça de perto o que é esta engenharia e porque ela pode ser uma opção interessante para você.

 

O que é engenharia industrial madeireira

A engenharia industrial madeireira é a formação que capacita o profissional na execução de processos industriais de transformação da madeira. Ou seja, o engenheiro irá trabalhar diretamente com o corte da madeira, armazenamento e fabricação dos produtos.

É a partir desta engenharia que se torna possível planejar e executar projetos industriais a partir de sua manutenção e desenvolvimento de equipamentos.

Com esta formação, o profissional torna-se apto para avaliar a qualidade de todas as matérias primas, além de fazer a gestão integrada dos resíduos.

Além disso, o profissional da engenharia industrial madeireira deverá acompanhar de perto todo o processo de produção, a fim de garantir a qualidade da mão de obra.

A análise de custos de desenvolvimento e produção industrial também fica por conta deste profissional.

Porém, não é “só dentro da empresa” que este profissional tem espaço. A partir da formação em engenharia industrial madeireira também é possível imergir no campo da construção civil. Obviamente, o profissional estará diretamente relacionado com o uso da madeira nas construções.

E, além de todos esses fatores, a engenharia industrial madeireira é ainda responsável pela manipulação de madeiras a fim de criar móveis ou papel.

Ou seja, não é apenas um trabalho relacionado com a matéria prima em si, mas sim, trabalha-se com todo o processo de transformação da madeira em produtos finais.

 

O que um engenheiro industrial madeireiro pode fazer?

Agora que já ficou claro para você o que é engenharia industrial madeireira, você deve estar se perguntando: mas afinal, como é possível atuar nesta profissão?

  • Equipamentos e máquinas: É este engenheiro que irá projetar, fazer a supervisão e manutenção de equipamentos que são utilizados na indústria madeireira.
  • Controle de qualidade: Como mencionamos, o engenheiro estará diretamente relacionado na escolha da melhor matéria prima, para todos os processos que envolvem a indústria.
  • Logística: Além disso, este profissional é amplamente responsável pelo transporte, armazenamento e aproveitamento da madeira. Considerando que assim o mesmo possa garantir a qualidade e a durabilidade de toda a matéria prima, sem gerar desperdícios.
  • Vendas e Marketing: É de responsabilidade deste engenheiro, ainda, trabalhar com o marketing e as vendas da madeira.
  • Processos industriais: Coordenar, supervisionar e acompanhar todas as etapas que circundam o processo de transformação das madeiras, dos cortes até a fabricação do produto final.
  • Meio ambiente: Por fim, o engenheiro industrial madeireiro está ligado diretamente ao processo de desenvolvimento de tecnologias de reciclagem e aproveitamento dos resíduos provenientes da indústria madeireira. A fim de garantir o menor impacto possível no ambiente.

 

A engenharia industrial madeireira como uma ótima opção

Agora que você já sabe o que é engenharia industrial madeireira e conhece cada área de atuação destra profissão, é hora de saber se esta será uma opção interessante para você. Afinal, você precisa ter em mente que estará trabalhando diretamente com todo o processo industrial que envolve a utilização da madeira como matéria prima.

Mas, mais do que isso, temos uma ótima notícia para você: atualmente o Brasil conta com pouquíssimos profissionais formados nesta área. Ou seja, as vagas são inúmeras!

Logo, podemos considerar que a engenharia industrial madeireira é uma ótima opção de mercado. Com grande procura industrial, o que ainda proporciona benefícios salariais bem interessantes.

Agora é com você! Ficou interessado nesta carreira profissional?

Busque a melhor formação e vá em frente!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *