o que e engenharia quimica

O Que é Engenharia Química – Aprenda em Nosso Artigo

Se fossemos definir de fato o que é engenharia química poderíamos resumi-la em uma única palavra: transformação.

Visto que esta profissão é pautada na transformação do estado físico, da composição e do conteúdo que encontramos na matéria prima, no entanto, este palavra serviria bem.

Mas, sabemos que é impossível definir uma profissão e uma área tão abrangente em apenas treze letras.

Considerando isso, preparamos um artigo completo para que você possa compreender o que é engenharia química.

 

Breve história da Engenharia Química

Antes de nos adentrarmos ao tópico que nos trará informações acerca da engenharia química, é interessante conhecermos um pouquinho sobre a história desta profissão.

Inicialmente, a engenharia química foi concebida na Inglaterra. Entretanto, o seu crescimento e desenvolvimento ocorreram nos Estados Unidos, onde o petróleo e produtos químicos pesados a “alavancaram”.

A partir disso, as produções de plástico, borracha e fibras sintéticas foram abrindo cada vez mais espaço para esta área de atuação.

Considerando as explosões de produtos a que viemos tendo desde o século passado, é evidente a necessidade – cada vez maior – do profissional engenheiro químico no mercado de trabalho.

 

O que é engenharia química

A área de atuação da engenharia química pauta-se, no entanto, na dedicação ao desenvolvimento, concepção, melhoramento e dimensionamento de processos e produtos presentes na indústria química.

Entretanto, vale salientar que o engenheiro químico terá um amplo espaço no mercado de trabalho (descubra quanto ganha um engenheiro químico), não reduzindo isto a apenas a indústria química.

Considerando os princípios da engenharia química, percebemos que a mesma é pautada em três grandes fragmentos de produção. São eles:

  • Conservação da massa: Este é um dos processos mais importantes da engenharia química. Afinal, a massa se conserva. Temos inclusive aqui, o princípio de Lavoisier. Pautando-se no seu enunciado que dizia: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Esta é a ideia de conservação da massa: tudo pode e está constantemente se transformando. A partir disso, novos conceitos e fragmentos de massa nos é possível atingir.
  • Conservação da quantidade de movimento: A quantidade de movimento é mantida quando não há forças dissipativas. Em outras palavras, o sistema é conservativo.
  • Conservação da energia: A energia não pode ser destruída ou criada. Entretanto, a energia pode ser apenas convertida de uma forma para outra.

 

Partindo de leis fundamentais da física, no entanto, o profissional formado em engenharia química irá calcular e subsidiar os seguintes processos:

 

  • Transferência de massa: A transferência de massa nada mais é do que o movimento espacial da matéria. Podendo ser entendida, ainda, de modo mais restritivo: onde esta transferência se baseia no movimento de um fluido em torno de corpos.
  • Transferência de calor: Trata-se da fracção da energia interna que pode ser transferida considerando a diferença de temperatura de uma energia a outra.

 

Descubra quais são as melhores faculdades de engenharia química.

 

A engenharia química e os simuladores

Para quem se interessa por esta área de atuação ver tantos conceitos pode ser um pouco assustador.

Entretanto, existem simuladores de processos para uma melhor visualização das possibilidades do engenheiro químico. Dentre eles temos: ASCEND, Aspen Plus, CFX, Design II, Dymola, EMSO, entre outros.

São estes simuladores que proporcionarão resoluções no balanço de energia e massa.

Todavia, sabemos que o conhecimento teórico do engenheiro químico jamais será substituído por seus simuladores. Sendo assim, uma dedicação acadêmica é imprescindível mesmo com a tecnologia posta a nosso favor.

 

O que faz um engenheiro químico

Agora você já conhece um pouco sobre o do que se trata a área da engenharia química. No entanto, é importante também conhecer um pouco do dia a dia do profissional envolvido com este campo.

Para isso, não deixe de conferir o nosso artigo sobre o que faz um engenheiro químico e, a partir disso, garanta que a escolha da sua profissão com certeza será a ideal!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *